quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A estória de um site!

Em 1988, Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto criaram em Porto Alegre a Nutec, empresa de software com filiais em São Paulo e nos EUA. Surgia, nesta oportunidade, o embrião que deu origem ao Portal Terra, atualmente a empresa líder da internet brasileira.
Após anos investindo no mercado de Tecnologia da Informação e automação comercial, o contato com universidades americanas abriu uma nova porta à Nutec: a internet. Com o objetivo de oferecer serviços de web aos brasileiros, foi criada em 1995 a Nutecnet, cujo primeiro produto foi um sistema de correio eletrônico.

Em julho de 1999, antes de completar seus três anos, o Zaz foi o escolhido da Telefônica Interativa, empresa do grupo Telefônica, da Espanha, para iniciar suas operações de Internet na América Latina. Inicialmente, foi formada uma joint-venture com a RBS e com Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto, a Terra Networks e, em dezembro de 1999, o Zaz virou Terra. Em outubro de 2000, nasceu a Terra Lycos, a partir da união da Terra Network S/A com a norte-americana Lycos Inc., e em 2004 o Terra vendeu o Lycos.

Em 2004, o diretor-geral do Terra, Fernando Madeira, foi eleito "Empreendedor do Ano de Tecnologia" pela Isto É Dinheiro; o Terra foi eleito Veículo de Comunicação - categoria Portal pela revista Propaganda e foi o único provedor de Internet a figurar na revista Exame Melhores e Maiores 2004 - pelo terceiro ano consecutivo.


Com uma equipe pequena, a Nutecnet uniu-se ao grupo de mídia RBS e investiu em um projeto: criar um canal interativo na web. Sandra Pecis e Silvia de Jesus, da Nutecnet de Porto Alegre, criaram o pré-projeto que recebeu a colaboração do pessoal da RBS e da Nutecnet de São Paulo. Em 1º de dezembro de 1996 foi lançado o portal e provedor de internet ZAZ, com o slogan: Zaz - O seu canal na internet.
Em menos de um ano, o Zaz tornou-se referencial no mercado. Marcelo Lacerda foi apontado pela revista Business Week como um dos 20 principais empreendedores da América Latina e pelo Wall Street Journal como o "Bill Gates Brasileiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário